top of page

BBB 2020! Lições de negócios para você!

Atualizado: 2 de nov. de 2020



Meus amigos e minhas amigas, não sei se vocês acompanham Big Brother Brasil, mas saiba que esta edição de 2020 está sendo umas das mais acompanhadas, comentadas e com uma das maiores audiências da história do programa!


E você pode estar pensando, ok, mas o que eu tenho com isso?


A questão é que como empreendedores eu preciso dizer que vocês deveriam estar atentos à várias lições de marketing e negócios que alguns envolvidos ao programa tomaram para utilizar de sua participação no BBB, um veículo para o sucesso empresarial.


Mas não precisa assistir e tentar descobrir, preparamos tudo para você!


E já gostaria de deixar claro que como profissionais, não fazemos juízo de valor de personagens, nem estamos aqui para discutir qual é o melhor ou pior ou se o programa é bom ou ruim, nosso objetivo aqui é mostrar aprendizados incríveis para tirar proveito e aplicar na sua vida e nos seus empreendimentos.


E como seria a melhor forma de fazer isso?


Que tal um Ranking?


Esse ranking será feito com base em qual o impacto que o BBB2020 teve no modelo de negócios de cada um, o que por si só é um reflexo da engenhosidade de promoção dos envolvidos.


Claro que vamos deixar o melhor para o final, mas TODOS apresentam sacadas valiosas.


#4- Pyong Lee



Ah sim, você pode até falar: “Isso eu já sabia, ele é influenciador digital, tem uma canal grande no YouTube, e foi para o programa para ter mais visualizações, só isso! Nada muito genial nisso.”


Claro, você está certo, colocamos o Pyong com esta colocação para inclusive representar todos os outros integrantes que conseguiriam esse resultado óbvio como o aumento de popularidade em redes sociais.


Mas quero que você pense um pouco mais a fundo.


Primeiro, a Globo conseguiu atrair influenciadores digitais como o Pyong Lee justamente porque a emissora consegue alcançar um público que não está muito presente em algumas plataformas dos influenciadores.


E parafraseando o próprio: ”O dinheiro está onde estão as pessoas”(frase dita dentro da casa).


Além disso, pode-se afirmar que o fator polêmica com certeza impulsiona muito a popularidade dos influenciadores.


Mas eu devo dizer aqui, que ao contrário de outros participantes, que sim vão conseguir uma grande quantidade de seguidores, o nosso amigo coreano possui um diferencial.


Ele já tinha um grande canal no YouTube que possui grandes quadros com conteúdos diversos, e para quem já viu o canal do rapaz sabe que é possível de ser assistido por pessoas das mais variadas faixas de idade.


Conteúdos como os de Hipnose, Vlog e muito mais, farão a mágica para o negócio dele...


E qual é essa mágica?


Simples, ele tem a capacidade de absorver toda essa popularidade subsequente, mas por já ter uma grande estrutura digital, o seu canal mais do que tudo oferece conteúdo com a capacidade de RETER todos os seguidores.


Podemos ver o quão benéfico foi para o influenciador quando observamos o quanto as pessoas pesquisaram por ele no GoogleTrends e quantos inscritos ele ganhou no YouTube em épocas similares ao pico.



Dessa forma, com todo o conteúdo já produzido e ainda a se produzir, somado a todo esse montante novo de pessoas o seguindo, ele consegue capitalizar em cima, retendo os usuários por mais tempo, ganhando mais AdSense e vendendo mais.


Assim, ele não tem seguidores SÓ por que participou do programa, mas apresenta conteúdo que a audiência valoriza o que possibilita um maior proveito da situação, já que este público novo seria dificilmente alcançado por ele sem o programa.


Mas claro, existiram sacadas muito mais engenhosas do que um simples ganho de popularidade e retenção de público certo?


#3- Manu Gavassi



Talvez você não conheça, mas Manu Gavassi fez muito sucesso há alguns anos com o público adolescente participando de edições de Malhação, Capricho (em que começou a carreira em 2009) e lançando músicas para esse público teen. Fazendo parte do grupo “camarote” do BBB 2020.


Certo, mas o que ela teve de mais?


Bom, a estratégia da cantora para a autopromoção foi MUITO engenhosa.


No dia da estreia do programa, ela soltou em seu Instagram uma série de vídeos com a #Whothefuckismanugavassi? E a sua assessoria todos os dias soltaram fotos e vídeos curtos que chamaram muita atenção.


Esses vídeos foram feitos de uma forma satírica com a comparação da saga da cantora dentro do programa com uma experiência espiritual.


Então, olha que interessante.


Toda a comunicação foi pensada para a utilização do humor aliado com o fato de ninguém provavelmente a conhecer naquela época.


E o resultado dessa campanha? Uma imagem vale mais do que mil palavras certo?




Então vamos analisar um pouco mais a fundo certo?


Podemos perceber que uma das maiores sacadas dela foi usar o humor para a autopromoção principalmente pelo fato da maioria de seu público ser jovem ou jovem adulto. Por isso é muito importante para você saber quem é seu público e como se comunicar de forma mais efetiva com ele.


Além disso, pode-se destacar aqui a produção antecipada de conteúdo de aproximadamente 90 dias junto de sua assessoria.


Só a primeira semana do programa já rendeu para ela mais de 1 milhão de seguidores!


E esse é um dos principais pontos que merecem destaque, o método de storytelling foi utilizado de maneira primorosa pela cantora e seus assessores, fazendo uma narrativa da marca pessoal dela guiando os usuários pelo conteúdo.


Parece um funil de vendas pra você? Para nós também!


Conforme a cantora ia se popularizando nas redes e o seu nome ficou em alta, aproveitaram para lançar no novo clipe da cantora, que por causa de todo o marketing envolvido ficou no top 50 do Spotify.


Com tudo o que foi dito não podemos esquecer que todo esse amontoado de seguidores poderão ser finalmente analisados com as devidas métricas das plataformas digitais, sabendo quanto tempo eles passam nadas redes, público, idade, etc.


Isso é uma boa saída já que ninguém de dentro da casa tem realmente tem acesso ao Ibope da emissora de televisão.


E da mesma forma que o Pyong Lee já tinha uma plataforma para reter os novos seguidores, Manu Gavassi assim como o próximo da lista tem uma ótima comunicação com o seu público, focada na fidelização.


Acabou? Será?


Não, ainda existe um ponto a ser destacado, a performance da cantora dentro do programa claro que também influencia os seus resultados do lado de fora.


Com isso vale lembrar que ela está sendo reconhecida pelo público como “fábrica de meme”, e essa estratégia tem um grande ponto de consequência, a atração de públicos de outras plataformas como Twitter e Facebook para o Instagram da Manu.


Então o que podemos aprender com a artista?


Primeiro, um grande senso de momento aproveitando o burburinho do programa para a autopromoção do próprio nome e carreira.


Depois, a produção de conteúdo e comunicação focada em um público segmentado.


O planejamento prévio de ações de marketing pré e durante o programa.


E por fim uma boa gestão de estratégias de mídias sociais.


Vamos para o 2° colocado?


#2- Bianca Andrade (Boca Rosa)



Nessa parte talvez você ache: “Você vai falar de uma blogueirinha em um post sobre negócios?”


Concordo que este termo ficou pejorativo ultimamente.


Mas a questão que precisa ser vista aqui é que Bianca Andrade se mostrou uma empresária perspicaz!


Aliás, esta mudança de imagem de blogueira para empresária é uma das metas de Bianca em toda essa campanha.


Ela entrou na casa com mais ou menos 8 milhões de seguidores e podemos relacionar aqui como ela conecta o programa de televisão com a sua plataforma digital no Instagram para promover a sua marca “Boca Rosa Beauty”.


Bianca preparou antes de sua estreia no programa uma série de posts que iriam de encontro com as ações que tomava dentro da casa, aproveitando os dois cenários.


Por exemplo, no primeiro episódio ela já estava utilizando um cosmético da sua linha de produtos, e em seguida o Instagram posta uma foto dela utilizando esse produto com especificações!


Além disso, Boca Rosa também fez parcerias estratégicas com empresas de roupas, para que assim os modelos que a empresária usasse dentro da casa, fossem promovidos no Instagram também.


Percebemos então que Bianca se preparou bem para capitalizar em cima da popularidade certo?


Mas qual era a situação anterior da empresária que vez com que essas suas estratégias fossem tão boas?


Imagine o cenário.


Uma grande base de seguidores muito jovem e sem poder aquisitivo para comprar as suas linhas de cosméticos, sem ser conhecida por consumidores que precisam de uma referência no mercado, o que fazer?


Em um cenário como esse o BBB salvou os negócios, por que?


Bom, caso você não se lembre, existe uma demanda ENORME de consumidoras que buscam por produtos que as atrizes da Globo e apresentadoras utilizam. Por que não aproveitar isso e atrair um público pagante?


Dessa forma a Boca Rosa Beauty deu uma grande lição de gestão de mídias sociais e comunicação multicanal.


Será que deu certo?


Bom, os números não mentem, hoje o seu perfil conta com mais de 10,6 milhões de seguidores!


E finalmente, vamos ao primeiro colocado!


#1 - Rede Globo



Ué?


É meu amigo, nunca especifiquei que falaria só dos integrantes do programa, mas sim dos envolvidos, se lembra?


E o que está mais envolvido com o programa do que a própria dona do negócio inteiro?


Talvez você ache que a Globo é uma gigante que nunca iria precisar se reinventar. Mas preciso dizer que a história não é bem por aí.


A emissora já estava começando a passar por dificuldades e quedas de faturamento, a última edição do BigBrotherBrasil (2019), foi a pior audiência da história. Em um momento em que toda a atenção das pessoas está saindo da televisão e indo para a internet.


E pelo visto, a Globo teve que ouvir o Pyong certo? O dinheiro está onde as pessoas estão.


Isso é uma verdade até para a Rede Globo.


Logo, o que fez a estratégia da emissora ser tão genial? Se prepara que vamos destrinchar isso.


Com o cenário explicado anteriormente, a empresa não abriu mão do BBB para colocar outra coisa no lugar por que o Ibope ainda era alto, por mais que a versão de 2019 tenha sido a pior comparativamente falando. Era mais proveitoso fazer do limão uma limonada.


A emissora já estava tentando fazer uma maior integração com as mídias sociais, mas nada estava tendo muito sucesso, então a sacada foi...


Chamar influenciadores digitais para participar do programa!


Parece óbvio certo? Mas vamos pensar mais.


Todo a audiência e faturamento da emissora estava sendo perdido por comunicadores na internet que são verdadeiras estrelas nos seus nichos de atuação.


E isso se dá exatamente pelo fato de que a comunicação na internet apresenta uma maior personalização com o público e um contato maior com ele em que o usuário pode receber conteúdo de nichos específicos da sua escolha.


Pois é, esse era um serviço que a emissora não poderia prover já que apresenta um conteúdo mais geral e massificado.


Por exemplo, imagine só um quadro de televisão que fale sobre Hipnose. Tanto pelo potencial quanto pelos custos fixos da Globo, não valeria a pena investir em um programa assim.


Mas isso acarreta que milhões de pessoas que embora não sejam suficientes para fazer esse modelo de negócios dar certo na televisão que é uma plataforma cara, sigam o Pyong Lee que fala sobre este nicho específico e seus custos basicamente são uma câmera ou celular.


Então imagine esse cenário acontecendo aos montes, milhares de nichos personalizados se formando e as pessoas passando mais tempo na internet do que da televisão, afinal é no meio digital que seus interesses de conteúdo são realmente satisfeitos.


Com isso a Globo precisava trazer a atenção dessas pessoas de volta para si, e como fazer isso? Colocando todo mundo dentro de uma casa é claro!


Então neste BBB 2020, a rede de televisão apostou alto, misturou dois elencos, o “pipoca” (pessoas comuns) e o outro camarote (famosos, influenciadores, etc).


Mas como é que tudo se conecta?


A emissora tem como principal fonte de caixa as empresas anunciantes, mas acho que você vai concordar comigo que a empresa só iria pagar para aparecer no programa se o mesmo tem audiência certo?


Logo, audiência é a primeira coisa que precisava ser investida para que no final o programa fosse um sucesso, e aqui vai um grande ponto forte da Globo.


Não foi só o fato de chamarem influenciadores digitais e buscar um público novo, mas a forma como é feito.


A comunicação e a administração do programa são completamente direcionadas para a formação de suspense e expectativa, além disso, sabemos que as coisas que mais dão audiência são brigas e tensões que dividem opiniões e mexem com a cabeça do público.


E ela com certeza acertou nesse quesito ao colocar dentro da casa pessoas variadas que poderiam causar polêmicas com diferentes personalidades, maneiras de pensar e agir podendo ser identificáveis com o público telespectador!


O que causa grandes polêmicas e com isso audiência, não só entre os participantes da casa, mas entre os internautas também!


Além disso, toda a equipe de gerenciamento de mídias da emissora orquestrou muito bem essa comunicação omnichannel de integralização do programa com as redes sociais.


E o que tudo isso resultou?


Logo de cara, só em soma de investimentos diretos em publicidade foram faturados mais de R$256 milhões entre grandes marcas como Americanas, Burger King e PicPay!


Acho que funcionou, não é?


Então, figura aqui, a principal orquestradora de todo esse barulho que vemos nas redes sociais como primeiro lugar do ranking. Rede Globo.


Conclusão


Mas é claro meus amigos, o sucesso de todos os canais ditos acima não poderia acontecer se não fosse a integração com os canais digitais.


Se até gigantes como a Rede Globo precisam se atentar a isso e fazer uma grande migração para o digital, você acha que o seu negócio vai decolar sem seguir esse caminho?


Foi pensando em você, pequeno empreendedor que a Opção Consultoria produziu um serviço para uma ignição digital completa! Nosso Plano de Marketing Digital! Confira já no nosso site!


Espero que todas as dicas aqui tenham sido absorvidas por você e espero assim mais lucro nos seus negócios!


Aproveite e clique aqui agora mesmo para adquirir nosso e-book GRATUITO sobre Como Conseguir um Financiamento do BNDES! Basta preencher o formulário, que enviaremos imediatamente o conteúdo digital ao seu e-mail!

 
 
 

Comments


© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20

bottom of page